Separatismo
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Um só corpo, governado por um só espírito

Ir para baixo

Um só corpo, governado por um só espírito Empty Um só corpo, governado por um só espírito

Mensagem por Admin Seg Nov 14, 2016 4:31 pm

Às vezes uma fotografia esmaecida tem o condão proustiano de trazer dias submersos à tona.

Percorrendo a exposição retrospectiva da Semana de Arte Moderna supervisionada pelo Conselho Estadual de Cultura que então presidia, detive-me surpreso ante a mostra de Mário de Andrade organizada pela USP.

Aquela vitrina de fotografias que acompanharam o autor de Macunaíma durante toda uma existência, causou impacto que jamais esquecerei. Ali estava minha família, toda ela transportada para a dimensão da meninice! Mário guardava com carinho o retrato de seus companheiros de infância. Meus tios, minha mãe, meus primos, todos reunidos entre as lembranças do poeta; lado a lado com sua gente, tia Nhanhá, tia Mariquinhas, como carinhosamente as chamávamos, Lourdes e Carlinhos, o bravo Carlos Morais de Andrade de 32.
A Revolução Constitucionalista é uma das recordações mais antigas que possuo de Mário de Andrade.

O menino escoteiro, de seis anos de idade, seguia fardadinho pelo Viaduto do Chá ao lado de sua mãe. Subitamente, um homenzarrão moreno abre os braços e diz: - “Lourdes, preciso do Paulinho para ir de bicicleta levar correspondência para as trincheiras”. Fiquei preocupadíssimo. Dias a fio ensaiei com minha bicicleta a jornada que Mário brincando, me propusera. Cada vez que o via na rua, meu coração batia mais forte à espera da convocação.

Organizei um batalhão de meninos da Rua Rego Freitas. Arranjávamos metal para fazer munição. O lema de cada grupo de crianças de todos os bairros era o mesmo. “Se for preciso nós partiremos também!”.

São Paulo era um corpo só, governado por um único espírito. Nunca mais voltei a ter aquela sensação de unidade e de fé. A cidade vibrava com os discursos de Ibrahim Nobre e a poesia de Guilherme de Almeida. A voz de César Ladeira era convocação permanente para a luta.

A flor da juventude partia para as linhas de frente. Mães, irmãs e noivas caminhavam abraçadas com seus voluntários até o ponto de embarque.

São Paulo foi um lenço de adeus e uma bandeira de esperança. Todos participavam, todos comungavam do mesmo sonho. De vez em quando o céu azul de julho era manchado pela gota de sangue dos aviões da ditadura.

Velhos e moços, pais e filhos partiam no mesmo batalhão. A mulher paulista era a grande inspiradora dessa epopéia.

A trincheira irmanava. Dela saíam unidos o filho de emigrantes e o paulista da velha cepa, o estudante universitário e o húngaro que mal falava o português, o fazendeiro e seu colono, o industrial e o operário, o civil e o militar, o preto e o branco. Trinta e dois não foi uma Revolução, foi uma Paixão! Vida, Paixão e Glória de São Paulo!

Por isso escapa a todo o tipo de interpretações, às análises frias dos computadores da sociologia e da economia, ao bisturi dos homens que em seus gabinetes pretendem colocar dentro de leis da História a sacralidade da terra e a dignidade de um povo.

Penso em tudo o que passou e nas coisas que não passam nunca. Nos retratos esmaecidos que falam mais do que muita gente que não se retrata.

Às vezes...

Insólita Metrópole: São Paulo nas Crônicas de Paulo Bomfim
pg 109

Admin
Admin

Mensagens : 16
Data de inscrição : 14/11/2016

https://separatistas.directorioforuns.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos